F1 pode testar PUNIÇÕES por LASTRO em 2020
A categoria estuda mudar o sistema de punição por troca de componentes.
Por Sérgio Siverly em 20/09, às 18h14

A Fórmula 1 está considerando a possibilidade de introduzir um novo sistema de penalizações por lastro para os pilotos que excederem o número máximo de componentes da unidade de potência.

Atualmente, os pilotos que ultrapassam o limite de componentes da unidade de potência perdem posições no grid de largada. No entanto, o sistema é impopular, pois força os pilotos a iniciar corridas na parte de trás da grid.

Uma proposta foi apresentada para substituir as penalidades do grid por uma penalidade de lastro. O plano foi descrito no site oficial da F1 Fan Voice.



O lastro “pode ser usado dependendo da importância do componente (por exemplo, 5 kg para uma troca do turbocompressor e 15 kg para uma troca de motor). Os números exatos seriam calculados para dar um efeito de final de corrida semelhante às penalidades atuais do grid.”

O plano tem alguns benefícios e desvantagens em potencial, eles observaram.

🗣“A vantagem disso é que é simples e os carros começam na posição em que se qualificam. A desvantagem pode ser que, a menos que os comentaristas façam menção à penalidade de lastro durante a corrida (como fazem no [Campeonato Britânico de Carros de Turismo], por exemplo), isso pode deixar os espectadores se perguntando porque o piloto está lento.”



🗣“Também pode mostrar que um piloto é mais lento que seu companheiro de equipe, quando isso não é necessariamente o caso.”

Os fãs estão sendo solicitados a dar suas opiniões sobre se as penalidades por lastro devem ser introduzidas ou as penalidades existentes no grid mantidas.

A vantagem de deixar as coisas inalteradas “provavelmente é que, depois de algumas temporadas, ele é compreendido e também, de tempos em tempos, podemos ver uma batalha quando um carro com mais ritmo larga lá de trás.



Até agora neste ano, foram aplicadas 27 punições para pilotos que excederam o número máximo de componentes da unidade de potência.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024