“Foi um dia complicado”, diz Hulkenberg após treinos em Spa
Nessa sexta-feira, durante as sessões de treinos livres para o Grande Prêmio da Bélgica de F1, a Haas teve um dia de avaliação de diferentes especificações e níveis de downforc...
Por Sophia Andrade em 26/07, às 16h07
Ir para a notícia original

Nessa sexta-feira, durante as sessões de treinos livres para o Grande Prêmio da Bélgica de F1, a Haas teve um dia de avaliação de diferentes especificações e níveis de downforce, com seus pilotos Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen trabalhando em várias estratégias.

Durante a primeira sessão de treinos (FP1), Hulkenberg e Magnussen testaram diferentes compostos de pneus e ajustes de configuração. Hulkenberg iniciou com pneus médios, registrando um tempo de 1:46.764, enquanto Magnussen usou compostos duros, marcando 1:47.372. Após a troca para pneus macios, Hulkenberg conseguiu 1:45.645, ligeiramente à frente do tempo de Magnussen de 1:45.812. Ambos finalizaram a sessão retornando aos compostos iniciais, terminando em P17 e P18.

Na segunda sessão (FP2), os VF-24s foram equipados com diferentes especificações de asa traseira para coleta de dados comparativos. Magnussen registrou 1:44.882 com pneus médios e 1:43.485 com pneus macios, terminando em P8. Hulkenberg começou com pneus duros, marcando 1:45.399, e depois trocou para macios, conseguindo 1:43.846. Ele terminou a sessão em P16 após um último stint com pneus duros. Ao todo, a equipe completou 80 voltas na sexta-feira – 40 de Hulkenberg e 40 de Magnussen.

Após as sessões de treinos livres os pilotos e o diretor da equipe Haas falaram.

Nico Hulkenberg:“Foi uma sexta-feira complicada em alguns aspectos, eu não me senti mais feliz no carro, então precisamos analisar os dados da noite para o dia e encontrar um pouco mais de um ponto ideal e harmonia entre equilíbrio e desempenho. Aprendemos algumas coisas hoje, então é tudo sobre montar amanhã e montar o melhor pacote. O clima na qualificação pode ser um pouco diferente do domingo, então precisaremos tomar uma decisão sobre configuração e downforce, vai ser interessante.”Kevin Magnussen:“Foi um dia muito bom; estávamos olhando para diferentes níveis de downforce e é sempre difícil escolher o certo em Spa. A natureza da pista está entre diferentes níveis de downforce e, com o clima, você também precisa levar em consideração o risco de ter que correr no molhado, não é uma situação fácil, mas é a mesma para todos. Mais de uma volta, não importa tanto por aqui, pois, embora signifique algo para começar na frente, na corrida você pode ultrapassar facilmente aqui, e você precisa de um bom ritmo de corrida. Pareciamos decentes no FP2, então vamos ver.”Ayao Komatsu, Diretor da Equipe:“Na FP1, lutamos bastante com nenhum dos pilotos felizes com a consistência através do equilíbrio do canto. No FP2, adotamos uma estratégia diferente entre os carros porque temos a mudança das condições climáticas esperada amanhã, então queríamos obter o máximo de dados possível. Acho que a estratégia de spanisão funcionou - ainda não tomamos nenhuma decisão - mas certamente temos uma boa quantidade de dados para analisar hoje à noite. Acho que demos um bom passo do FP1 para o FP2, certamente estamos em uma posição melhor, e na corrida de alto combustível estávamos bem, mas ainda podemos definitivamente melhorar. Acho que tem sido uma sexta-feira produtiva, só precisamos decidir a configuração correta para o compromisso entre uma classificação potencialmente molhada e uma corrida seca.”

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024