A F1 confirmou que congelará o desenvolvimento de suas unidades de potência a partir do início da temporada de 2022 e que o novo design será revelado em 2025.
A FIA descreveu a decisão, que foi tomada por unanimidade na reunião da Comissão de F1 desta quinta-feira, como "um desenvolvimento significativo para o esporte que reflete a unidade e o espírito de colaboração entre a FIA, a F1 e as equipes."
Um grupo de trabalho foi estabelecido para formar os novos regulamentos do motor para 2025. Ele incluirá os atuais fabricantes de unidades de potência e fornecedores de combustível, além daqueles que poderão entrar no futuro.
Cinco metas foram definidas para a próxima geração de motores da F1 que chegará 11 anos após os atuais turbos híbridos V6 serem introduzidos. A tecnologia deve ser sustentável e relevante para os fabricantes, incluir uma fonte de combustível totalmente sustentável, reduzir custos, ser atraente para os novos fabricantes de unidades de energia e resultar em um design “poderoso e emocionante”.
Reduzir custos e alcançar a neutralidade de carbono são os principais objetivos do novo design, acrescentou a FIA.
A introdução de um congelamento no desenvolvimento da unidade de potência a partir do início de 2022 deixa as equipes com espaço para desenvolver ainda mais os motores que irão competir nesta temporada.
A Red Bull e a AlphaTauri, cuja fabricante de motores Honda deixará a categoria no final desta temporada, foram os principais defensores da mudança e devem agora buscar um acordo que lhes permitirá continuar usando os motores japoneses no próximo ano.
Nenhum mecanismo para equilibrar o desempenho dos motores atuais quando ou depois de congelados foi firmado de acordo com o site RaceFans.