F1 pode ter corrida curta no sábado em Interlagos ainda em 2021
Categoria irá votar a possibilidade de organizar três corridas curtas aos sábados para definir grid de classificação para a prova de domingo.
Por Sérgio Siverly em 09/02, às 16h10

O mais recente plano da F1 para introduzir corridas de curta distância será colocado em votação na reunião da Comissão da categoria nesta quinta-feira.

A F1 quer adicionar corridas extras em três rodadas do calendário de 2021 como um teste para avaliar se elas devem ser usadas mais amplamente a partir de 2022.

Pela proposta dos três finais de semana escolhidos, a classificação aconteceria na sexta-feira decidindo o grid para uma corrida curta no sábado, cujo resultado, por sua vez, definiria a ordem de partida para a prova no domingo.



A corrida no sábado seria consideravelmente mais curta do que o evento principal, para caber na janela de tempo de uma hora normalmente reservada para a classificação. Mais detalhes do plano, incluindo se as corridas aos sábados devem dar pontos para o campeonato e quais regras relativas à estratégia de pneus podem ser impostas, ainda não foram decididos e serão discutidos na quinta-feira.

Adicionar corridas de curta distância é vista como uma forma de aumentar o valor de entretenimento dos fins de semana da F1, oferecendo sessões mais competitivas. Se sua introdução este ano for adiante e for considerada um sucesso, mais podem ser programadas para a temporada de 2022.

As corridas do Canadá, Itália e Brasil foram marcadas para os testes em potencial, de acordo com o excelente site, RaceFans. Os dois eventos nas Américas são transmitidos no final da tarde e no início da noite na Europa, o que significa que as novas sessões podem atrair um público significativo.



A F1 já havia tentado ganhar apoio para corridas de curta distância, incluindo grid invertido de acordo com as posições dos pilotos no campeonato. No entanto, o plano foi rejeitado pelas equipes em três ocasiões distintas nos últimos dois anos.

O novo CEO da F1, Stefano Domenicali, confirmou na semana passada que “a possibilidade do grid invertido acabou”.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2021