Tempo para decisão de MOTOR está ACABANDO para RBR
Christian Horner quer confirmar planejamento para novo motor de 2022 até o final deste mês.
Por Sérgio Siverly em 23/11, às 14h20

O tempo para a Red Bull tomar uma decisão acerca de seus motores para 2022 começa a terminar, pois Christian Horner, diretor da equipe, disse que um plano precisa entrar em ação no final deste mês.

Se você ainda não seguia o BOTECO F1 e está por fora, saiba que a Honda, atual parceira da Red Bull na F1, anunciou no mês passado (Nossa! Parece que faz mais tempo!) que deixará a categoria no final do ano que vem, o que automaticamente deixa a marca austríaca sem motores para 2022.

Já explicamos que a FIA pode obrigar a Renault (Montadora sem equipes clientes na F1 no momento) a fornecer unidades de potência tanto para a Red Bull quanto para a AlphaTauri, mas a Red Bull já afirmou que sua vontade é comprar o setor de motores de F1 da Honda, desde que o regulamento técnico permita o congelamento das unidades.



🗣”Acredito que nossa preferência seja continuar com a unidade de potência que está em nosso carro no ano que vem, obviamente rebatizando-a com outro nome. Esperamos chegar a um acordo com a Honda acerca do uso dos motores para o futuro, pois seria uma pena vê-los em um depósito no Japão. Então, do jeito que o regulamento está, nós preferimos encontrar uma solução para continuar com eles”, disse Horner.

Esse acordo depende de uma unanimidade dos times na aprovação do congelamento dos motores à partir de 2022, pois a Red Bull afirma não ter recursos para disputar nessa área com Mercedes, Ferrari e Renault.

Até agora, apenas a Mercedes parece disposta ao congelamento.



🗣”Acho que até agora estamos tendo conversas produtivas nos bastidores com os donos comerciais (Liberty Media) e com os reguladores (FIA). Claro que existem alguns elementos-chave que precisam ser resolvidos, antes de fechar compromisso com os motores etc”.

O grande problema da Red Bull é que o carro de 2022 já está em processo de produção e saber tamanho, peso etc do motor é vital para a fabricação do modelo do time para o início do novo regulamento da categoria. Por isso, o tempo não é aliado do time, no momento.

🗣”O Adrian sempre consegue levar as coisas até o final, então ele irá esperar pela melhor opção, mas claro, existem coisas práticas que precisamos decidir. Precisamos ter uma posição até o final deste mês”.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024