RENAULT é DESCLASSIFICADA do GP do JAPÃO
Após o protesto da Racing Point, a FIA investigou o RS19 e encontrou ilegalidades com o sistema de freios.
Por Sérgio Siverly em 23/10, às 17h05

Os dois carros da Renault foram desclassificados do Grande Prêmio do Japão após uma investigação da FIA em seus sistemas de freios.

A Racing Point entrou com um protesto após o fim da corrida em Suzuka alegando que a equipe francesa tinha uma pré-configuração no sistema de freios do RS19.

Mesmo que os comissários tenham julgado que a Renault usou um dispositivo que não é pré-configurado, a regra considera o sistema como um auxílio ao piloto, o que vai contra o artigo 27.1 do regulamento esportivo da F1.



🗣“O sistema de ajuste no balanço de freio em questão age como um auxílio ao piloto, ao poupá-lo de fazer vários ajustes durante uma volta. Os comissários notaram que existe uma clara distinção entre esse sistema e um que entrega um controle de resposta, que seria usado como um substituto da habilidade e reflexos dos pilotos.” Comunicou a FIA.

Isso significa que Daniel Ricciardo perde o seu sexto lugar e Nico Hulkenberg o 10° conquistados no Grande Prêmio do Japão.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024